ACONTECE!

Bem vindo ao blog: ACONTECE!

terça-feira, 31 de maio de 2011

SAÚDE

Dia Mundial sem Tabaco




Estudantes nepaleses fazem campanha contra o cigarro. No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. A data lembra a necessidade de combater o tabagismo, hábito que leva a cerca de 5 milhões de mortes anuais no planeta, segundo a OMS. 

PRECISA DE MOTIVO PARA PARAR DE FUMAR? QUE TAL 50?

É ESSE O NUMERO APROXIMADO DE PROBLEMAS DESENCADEADOS PELO CIGARRO.


Você que é fumante, prepare-se para ser bombardeado por informações sobre os males do cigarro, porque Hoje é Dia Mundial Sem Tabaco. Conforme a coordenadora de Centros de Estudos para o Tratamento de Dependência à Nicotina do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a pneumologista Cristina Cantarino, 97% dos fumantes precisam de ajuda ao desejar parar de fumar e 3% saem do vício sozinhos. “É uma doença crônica, sujeita a recaídas e precisa ser tratada”, frisa. Dados do Inca apontam que o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares, como infarto, angina e derrames.


O QUE VOCÊ GANHA?
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos, 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.
Se parar de fumar agora, após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue; depois de 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza; passados dois dias, seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor; depois de três semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora e passados cinco a dez anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário